18-05 dia de combate a exploração de crianças e adolescentes
- Em Primeira Mão: "Quem lê gosta"
- 19 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Ontem dia 18-05, foi o dia dedicado ao combate de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Aqui no município de Matureia- PB, o dia foi marcado por um evento aberto ao público, realizado as 19: 00 horas, nas proximidades da Meira Construções,na avenida José Jerônimo, centro.
O projeto desenvolvido pelo Conselho Tutelar da cidade, contou com diversas apresentações, dentre elas; Dança, Capoeira e Música.
A data 18 de Maio ficou como um marco na história, isso porque justamente neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória no Espírito Santo, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. Entenda mais um pouco:
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Prevenção:
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.
Denuncie:
No Brasil, o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o serviço recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
Fonte:
www.acolhida.org.br
http://ocorreionews.com.br
http://radios.ebc.com.br
Kommentare