top of page
Posts Em Destaque

Apresentações marcam encerramento do projeto Cordel Encantado

  • Em primeira Mão: "Quem lê Gosta" Por Jéssica
  • 15 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

"O projeto foi realizado através do programa Mais Cultura nas Escolas"



Na tarde desta sexta-feira (13), estudantes, professores, representantes de Secretarias Municipais e da sociedade civil de Matureia se reuniram ao lado da escola municipal José Ramalho Xavier, para a culminância do “Projeto Cordel Encantado”, realizado através do programa Mais Cultura nas Escolas, que integra a parceria: Escola, Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MINC).

A encenação do cordel “A peleja entre o Jegue e o Galo”, produzido em grupo pelos alunos com a orientação dos instrutores, foi o ponto alto do evento. O público também assistiu a apresentações de dança e se divertiu com o teatro de mamulengo. O figurino, os mamulengos e o cenário foram confeccionados em grupo, ao longo das atividades do programa.

Escrito e coordenado pela professora Maria Elizabete Alves Jerônimo, o projeto possibilitou o contato dos alunos com atividades de produção escrita, leitura, xilogravura e teatro de mamulengos, além da literatura de cordel, uma forma de incentivar a valorização da cultura local. Participaram da iniciativa 20 alunos dos 4° e 5° da Escola José Ramalho, e 10 pessoas da comunidade.

Para Elizabete, o projeto visou reavivar valores da cultura local. “Estou muito feliz, por poder demonstrar um pouco daquilo que vivi na minha infância, para essas crianças que hoje vivem engolidas pelo mundo da tecnologia, mostrar para elas que existem outras formas de se encantar, de viver a vida com beleza e com leveza”, relatou.

O Programa Mais Cultura nas Escolas consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura e Educação, com a finalidade de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais em curso nas comunidades locais nos múltiplos territórios.

Em 2014, foram selecionados cerca de 5 mil projetos de escolas públicas inscritas no Sistema de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Matéria é foto: Jéssica Freitas


Comentários


Últimas Notícias
bottom of page