top of page
Posts Em Destaque

Rachadura nos pés, o que fazer?

  • Em Primeira Mão "Quem lê gosta!"
  • 22 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

A rachadura nos pés, também conhecida como “Fissura Calcânea”, é considerada como uma podopatia (doença nos pés) que pode ocorrer em qualquer situação climática: frio ou calor!

Das podopatias (doenças nos pés), uma das que mais se destacam no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele). São lesões lineares, com espessamento e endurecimento, com perda de elasticidade que abre a pele. As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e, outras podem até atingir tecidos profundos, com sangramento, devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose), onde o tecido perde a elasticidade e abre, pela pressão ao se movimentar.


Às vezes, atingem os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele), causando sangramento e a dor é como se cortasse a pele, com uma navalha.


Vamos saber um pouco sobre nosso pé:


Ele contém 26 ossos, 2 sesamóides (pequenos nódulos ossificados localizados nos tendões, que fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os outros tecidos), 114 ligamentos e 20 músculos. É uma estrutura complexa e como toda parte do corpo, a pele do pé também é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme.

A epiderme (a parte da pele que podemos ver) sofre com as agressões externas (atritos dos sapatos) ou falta de hidratação, o que resulta numa reação de engrossamento (acúmulo de queratose). Este engrossamento surge como uma resposta de defesa às agressões, formando os tão famosos calos ou hiperqueratoses, que podem ou não vir acompanhado de fissuras.


As rachaduras nos pés podem variar de espessura, algumas lesam apenas a camada mais superficial, e outras podem atingir tecidos profundos e causar sangramentos devido ao engrossamento da epiderme onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. Quando atingem os nervos a dor é quase insuportável.


Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar podemos utilizar vários produtos hidratantes, devemos evitar produtos que contêm em sua fórmula, o acido salicílico. Não é recomendável no portador da diabete, pois, muitas vezes, apresentam pele bastante seca, juntamente pela diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes, e as conseqüências, bastante graves. Aconselhamos procurar uma podóloga profissional que faz uso de produtos, aparelho, técnicas e orienta, como se pode eliminar ou amenizar este problema de rachaduras, ajudando a fechar essas fissuras, tudo vai depender do que causa, e principalmente da cooperação do cliente.


OBS: Lembre se que, fissura calcânea intensa por longo período, às vezes, é sinal de doenças como diabetes, entre outras.


Dependendo do prognóstico, o cliente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia, ou outras áreas médicas, pois assim, poderá ser diagnosticada a causa das fissuras calcâneas.


Sempre que for passar os cremes nos pés faça uma massagem na lateral externa, entre os dedos e depois nas solas. Assim, você poderá se beneficiar de uma agradável sensação, além de ter a certeza de que seus pés ficarão plenamente hidratados.

Além dos cremes disponíveis no mercado separamos receitas de cremes caseiros que prometem acabar de vez com as rachaduras indesejáveis.


Veja algumas dicas de cremes caseiros:
  • Triture um pouco de arroz até obter uma farinha fina, ainda que não fique homogênea. Adicione algumas colheres de mel e um pouco de vinagre de maçã, o suficiente para obter uma pasta grossa. Se as rachaduras forem muito profundas, adicione uma colher de azeite de oliva. Mergulhe os pés por 20 minutos e massageie suavemente com essa pasta. Observe a melhora nas rachaduras e repita a aplicação até elas desaparecerem.

  • Em um frasco limpo, coloque 100 ml de glicerina líquida (em supermercados têm embalagens com esta medida), 50 ml de óleo de semente de uva (pode ser óleo de amêndoa ou qualquer outro óleo usado em cosmética, mas o de uva tem um cheirinho melhor), 1 tubo de 90 gramas de creme dental, branco (não invente de usar um mais caro; é esse que fica funciona). Agite bem até que tudo se misture. Use à noite massageando bem as áreas ressecadas.

Durante o dia, use com meias e calçado fechado. O creme é muito pegajoso, mas funciona muito bem.


Outra dica simples, mas que sempre funciona, é, após a aplicação do creme antes de dormir, colocar um filme plástico nos pés ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e, certamente, você acordará com os pés muito mais macios.


E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará ainda uma camada mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem aos pés.

Fonte da Pesquisa:

http://diariodebiologia.com/2010/12/por-que-as-pessoas-tem-rachaduras-nos-pes/#.VSzw85MabIU

http://www.pemacio.com.br/rachadura-no-calcanhar

http://www.bing.com/images/search?q=rachaduras+nos+p%C3%A9s&FORM=HDRSC2

http://damadeaco.com.br/rachaduras-nos-pes/

Blog passos da Caminhada

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias
bottom of page